Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Estapafúrdios do Quotidiano

Rapel caseiro...

Avatar do autor estapafurdiosdoquotidiano, 03.12.12

"Olha a noticia fresquinha! É pó menino e pá menina...!" - Poderá não ser a melhor forma de começar um texto, mas pareceu-me bem, começar este texto assim, de uma forma apelativa. Já que estamos no inverno, nada melhor do que, tentar introduzir aqui um pouco do verão - quando estamos na praia, relaxando ao sol... e a ouvir ao fundo, o rapaz dos gelados a gritar bem alto: "Olhó gelado! Olhó fresquinho! É pó menino e pá menina...". Agora digam lá, se não se torna simplesmente fenomenal, o amigo leitor perder uns míseros 3 minutos a ler os textos do Estapafúrdios do Quotidiano? Pois, pois...

 

Bom, o título do texto de hoje, pode induzir em erro o caro leitor. Sim, realmente o título "Rapel caseiro...", induz no leitor, o pensamento que, de facto, irei falar sobre algum tipo de iguaria gastronómica, feita pela minha querida "mãezinha", que merece ser partilhada com todos os leitores do Estapafúrdios do Quotidiano. Mas não. Nada disso. Vou falar sim, sobre uma noticia que vem do Japão. E não, não vou falar sobre nenhuma iguaria gastronómica japonesa (Que de repente, só me ocorre o Sushi...). Vou falar sim, sobre uma família japonesa, que tomou uma estranha decisão.  

 

Esta família japonesa, a certa altura da sua vida, achou que era uma ideia bestial, retirar todas as escadas da sua casa. E atenção! A casa em questão, é composta por dois andares. "Então, mas assim, como é que esta família faz para se deslocar aos andares superiores da casa?" - Questiona-se neste momento, o caro leitor. E questiona-se muitíssimo bem, meu amigo. E, é aqui, que aproveito para introduzir a noticia estapafúrdia. Esta família japonesa, retirou as escadas, substituindo-as por um sistema de "Rapel", instalando-o nas paredes da sua casa. Assim, e citando esta família: "Ao mesmo tempo que nos deslocamos para os andares de cima, estamos a fazer exercício físico!" Está certo...  Eles lá sabem...

 

A questão que paira no ar é: "Por alma de quem, é que estes japoneses, tomaram esta estranha decisão?" É o que os Estapafúrdios do Quotidiano, acharam por bem, tentar descobrir! "E quem vos disse, que era uma boa ideia o fazer?" - Perguntará o caro leitor. E tem razão! Mas enfim, nós somos assim... malta "cusca", que não sabe se pôr no seu lugar... E, como é de conhecimento do caro leitor, temos vários investigadores espalhados por este planeta. E custa dinheiro, mantê-los nos 4 cantos do planeta! Por isso, temos de lhes dar trabalho. Apenas para não parecer mal e tal... Bom, decidimos entrar em contacto com o nosso investigador destacado no Japão, para ir ao encontro desta estranha família, com o intuito de descobrir as razões que os levaram a substituir as escadas da sua casa,  por um sistema de "Rapel". Reunimos o testemunho do chefe de família, de seu nome: "Yoshi".

 

(Testemunho do Pai: "Yoshi".)

 

Investigador: "Boa tarde, senhor Yoshi! Será que me podia explicar a razão, para que a sua família decidisse substituir as escadas da sua casa, por uma sistema de Rapel?

Yoshi: "Boa... ufa... tar... ai... de! Peço desculpa, mas estou um pouco cansado. Para chegar aqui, tive de descer 10 metros. Estava a descansar um pouco lá em cima, no quarto."

Investigador: "Ok, não tem problema. Então, e o motivo?"

Yoshi: "Motivo? Qual motivo? Por eu estar a descansar lá em cima no quarto? Olhe que isto de subir e descer paredes, é coisa para cansar um pouco. Ora experimente lá você, e depois diga-me lá se não custa..."

Investigador: "Nada disso! Eu estou a referi-me, ao facto, de ter substituído as escadas da sua casa, por um sistema de Rapel!"

Yoshi: "Ah! Isso? É assim tão estranho?"

Investigador: "É um pouco, sim..."

Yoshi: "O senhor vem de que país, mesmo?"

Investigador: "Portugal..."

Yoshi: "Ah! Pois... Esse país de 3º Mundo... É compreensível..."

Investigador: "Bom! Escadas e Rapel, sim?"

Yoshi: "Sabe, eu tenho um primo, que abriu um restaurante no vosso país. Ele diz que vocês são cá uns otários... No prato, nem conseguem distinguir Coelho de Gato. Ah! Ah! Vocês... Portugueses..."

Investigador: "Bom... Sendo assim, se calhar vou andando..."

Yoshi: "Calma. Eu explico a história do Rapel! Irra! Vocês, para além de não distinguirem Coelho de Gato, ainda tem pouco sentido de humor, ein!"

Investigador: "Pois... pois..."

Yoshi: "Bom, a ideia do Rapel, deveu-se a várias razões. Cada pessoa desta família tem um sonho. E todos eles reforçaram a ideia do Rapel. Eu, desde pequeno, que tenho o sonho de ser como aqueles americanos, rudes, construtores de arranha-céus. Eles, que andam em cima daquelas vigas de aço, a vários metros de altura! Sem medo! Sem receio! Eles são os maiores! Só que... existe um pequeno problema..."

Investigador: "Que problema?"

Yoshi: "Pchiu! Não me interrompa! O problema, é que eu tenho muitas vertigens. Por isso, decidi trocar as escadas por um sistema de Rapel. Assim, vou perdendo as vertigens..."

Investigador: " E tem resultado?"

Yoshi: "Nem por isso... Mas um dia hei-de conseguir!

Investigador: "E o seu filho? Qual é o seu sonho?"

Yoshi: "Opá! O raio do puto, desde pequeno, que só sonha em ser o Homem-aranha! Já não posso com esta "pancada"! Por isso, juntei o útil ao agradável e pintei as paredes do Rapel, com imagens do Homem-aranha! Assim, ele pensa que está no universo do raio do aracnídeo, e pára de me chatear, para lhe comprar DVD´S do Homem-aranha. Uma ideia genial não acha?"

Investigador: "Hum... Sim, sim! Claro... ge... ni... al...! E a sua esposa? Qual é o sonho dela?"

Yoshi: "Bom, a Mitsuki não tem um sonho. Tem mais uma preocupação..."

Investigador: "Ai sim'? E qual?"

Yoshi: "Sabe, no Japão, existem muitos terramotos. O que por vezes, resulta em vários Tsunamis! O que, por sua vez, resulta em várias inundações! Então, ela quer estar preparada para escalar a todo o tipo de edifícios, para não morrer afogada. Enfim... Ela lá tem as suas razões, coitada. Não a censuro! Cada um tem a sua pancada. Isto deve ser influencias das colegas de trabalho. São uma cambada de paranóicas!"

Investigador: "Ah! E você não?"

Yoshi: "Eu, não, o quê?"

Investigador: "Nada, nada... Muito obrigado pelo esclarecimento, senhor Yoshi."

Yoshi: "Já vai? Não quer comer uns bolinhos e beber uma chávena de chá quentinho? É só vir ali à cozinha, no primeiro andar."

Investigador: ""Ah... Não, não. Deixe lá estar... Sabe, é que estou com muita pressa, e tal... e coiso... Então... adeusinho, sim?"

Yoshi: "Você é que perde. Adeus..."

 

Realmente, o senhor Yoshi tinha uma explicação bastante plausível, para ter removido as escadas de sua casa, por uma sistema de Rapel. Cada um com a sua pancada... Esperemos que ele consiga perder as suas vertigens e alcançar o seu sonho... impossível...           RIC

15 comentários

Comentar post