Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Estapafúrdios do Quotidiano

Caridade, sim! Pouca-vergonha é que não…

Avatar do autor estapafurdiosdoquotidiano, 30.12.13

Alou maltinha fixe, tudo legal? Por aqui tudo fresco e fofo. Quer dizer, mais fresco que fofo…É que a idade já não perdoa e com este frio não dá para andarmos muito fofos… 

 

O meu último estapafúrdio de 2013 é sobre um tema que me deixou deveras preocupado e um tanto ou quantorevoltado! Sabia que os Bombeiros Sapadores de Setúbal fizeram um calendário, com os seus funcionários em trajes menores, para ajudar a Cáritas, mas eles recusaram receber os lucros desta iniciativa? É verdade… Alegaram que era uma pouca-vergonha...! Uma pouca-vergonha?! Uma pouca-vergonha é eles terem recusado tal oferta. Metade das mulheres que eu conheço adoraria receber uma oferta daquelas. E olhem que eu não me refiro ao dinheiro… Iinclusive, conheço 2 ou 3 mulheres que após terem visto o calendário, incendiaram a sua própria casa a ver se apanhavam lá aqueles bombeiros… E vai a Cáritas e faz o quê?! Não aceita o pilim dos bombeiros. Olha que sinceramente...

 

O Estapafúrdios do Quotidiano como não suporta este tipo de “falsos moralismos” decidiu ir entrevistar uma das responsáveis desta instituição e apurar os motivos desta recusa. Ora vejamos o que o nosso investigador descobriu…

 

 

Zé Mangueiras: Ora vivas. Está boazinha?

 

Irmã Maria da Salvação: AII Jejuss… Virgem Maria Santíssima… O que é isto?! Que pedaço de mau caminho é este? Quero dizer: que pedaço de pecado é este? Ai bolas, também não é isto que quero dizer… Que enviado de Belzebu és tu?

 

Zé Mangueiras: Hum? Está a falar comigo? Eu não sou nenhum enviado de Belzebu, irmã. Eu sou apenas o Zé Mangueiras. Bombeiro Sapador de profissão e investigador do Estapafúrdios do Quotidiano por opção (visto que aqueles gajos nunca me pagam pelos meus serviços…).

 

Irmã Maria da Salvação: Aii… És, és… Tu és…és… És o Demo! Tu e os teus colegas. Aqueles homens, todos musculados, e arranjados, de mangueira na mão…Seus…Seus… Demónios.

 

Zé Mangueiras: Ó irmã, também não é preciso ofender. Nós existimos para servir o povo. E se somos todos musculados é porque o trabalho assim o obriga. E ficámos bastante magoados por não terem aceite o dinheiro das vendas dos nossos calendários

 

Irmã Maria da Salvação: Pois não! Claro que não… A Cáritas é uma instituição Sagrada. Nós não aceitamos dinheiro vindo de… de…de pecadores lindos... e altos... e musculados... morenos e... Vindos das chamas!! Pronto é isso!

 

(E eis que começam a surgir outras pessoas para contribuir com o seu donativo…)

 

Gina: Olá irmã. O meu nome é Gina e venho até aqui para contribuir com algum dinheiro para a ajuda às mães solteiras, pois também eu sou uma mãe solteira.

 

Irmã Maria da Salvação: Agradecemos muito a tua oferta minha filha... Mas diz-me: o que aconteceu ao teu marido?

 

Gina: Eu não tenho marido, irmã. Eu sou prostituta. Engravidei porque não tive cuidado…

 

Irmã Maria da Salvação: O QUÊ?! Vai-te já embora… Não queremos o teu dinheiro! Dinheiro proveniente de sexo, nunca!!

 

João Mata: Irmã, o meu nome é João Mata e ofereço-me para construir uma casa para pessoas sem abrigo. Pois também eu fui um sem-abrigo, até me tornar um assassino contratado e melhorar bastante a minha vida.

 

Irmã Maria da Salvação: Credo!! Aceitar dinheiro de uma pessoa que ganha a vida a matar outros? Nunca na vida!! Vai-te embora demónio! Sai pra lá belzebu!

 

Bibi: Irmã… Eu sou o Bibi. E estou deveras arrependido pelo que fiz no passado… E para me redimir, gostaria de doar 40 mil euros, para criar uma cantina que servisse para alimentar crianças necessitadas.

 

Irmã Maria da Salvação: Ai filho…Deus seja cego, surdo e mudo! Só de pensar em ter as criancinhas a alimentarem-se numa cantina feita com dinheiro de um pedófilo… Nunca!!

 

Bibi: Ó irmã… Mas eu enquanto estive preso, abracei a vontade de Deus, agora sou padre…

 

Irmã Maria da Salvação: AHH! Sô Padre… Porque é que não disse logo. Assim tudo bem. Teremos todo o gosto em aceitar o seu donativo.

 

Zé Mangueiras: Hum?? Desculpe lá interromper mas…deixe-me ver se eu percebi: então não aceitam dinheiro de bombeiros, assassinos e prostitutas mas de pedófilos, desde que sejam padres, tudo bem?

 

Irmã Maria da Salvação: Sim! Quer dizer… Não existem Padres pedófilos! Todos os Padres são todos homens Santos!

 

Zé Mangueiras. Uiii… Então não…Santos do pau-oco... O melhor: do pau-seco! Sabe o que lhe digo? Vocês são todos farinha do mesmo saco. Eu tinha aqui €5.000 para vos entregar, mas sendo assim vou-me embora e irei entrega-los a quem realmente merece!

 

Irmã Maria da Salvação: Ó Sr. Zé… Espere, espere... Também não precisa de ficar assim…

 

Zé Mangueiras: AHH! Pensou bem e afinal vai aceitar o nosso dinheiro?

 

Irmã Maria da Salvação: Virgem Santíssima! Nunca na vida… Aceitar esse dinheiro sujo, proveniente de fotos a corpos suados, e homens musculados... e lindos... Quer dizer... NUNCA! A Cáritas nunca aceitaria esse dinheiro. Mas se por ventura tiver um desses calendários a mais…

 

Zé Mangueiras: Aiii meu Deus… Sinceramente!

 

 

E pronto maltinha, por este ano ficamos por aqui. Amanhã o RIC trará o último estapafúrdio do ano. Será um texto muito fofinho que todos vocês têm a obrigação de vir ler. Não percam!! Adeus e até para o ano!

 

GIL