O JAPONÊS PODE PARECER VESGO, MAS DE PARVO NÃO TEM NADA.
estapafurdiosdoquotidiano, 26.10.14
Existem certas atitudes que podem causar alguma estranheza ao mundo, mas é certo que algumas delas têm, quase sempre, uma explicação óbvia – como é o caso que vou apresentar já de seguida.
A notícia que, nos últimos tempos, mais tem feito furor no Japão, tem a ver com o seu Ministro do Comércio, o senhor Yochi Miyazawa. Dizem as más línguas japonesas que Yochi incluiu nas suas despesas anuais, pagamentos feitos a um Clube de Sexo. Mas, ao que parece, Yochi já veio explicar tais despesas, acrescentando que elas foram efectuadas para o bem-estar dos funcionários do seu gabinete – visto que foram eles quem usufruiu dos prazeres sadomasoquistas que as "meninas" do Clube de Sexo têm para oferecer. Convém acrescentar que o Ministro do Comércio gastou sensivelmente à volta de 140 mil euros, com esta, digamos, "oferenda" aos seus funcionários.
Os japoneses estão revoltados com esta prática pouco habitual num ministro, mas eu posso aqui afirmar, de pés juntos, que eles não sabem do que falam. A meu ver, isto trata-se de uma espécie de motivação. Toda a gente sabe que, quanto mais satisfeito um trabalhador está, mais rentável será no exercício da sua função. Eu, de vez em quando, vou até a um bar de strip, e fico horas a ver as babes às voltas no varão. Depois, vou directo ao trabalho e, como estou de tal forma empolgado, o meu chefe decide enviar-me para casa mais cedo, só porque me apanha a tentar fazer amor com a máquina do café...
Resultado: em vez de ir para casa, opto por ir beber um copo ao bar de strip. Ok, eu aceito que não sou mais rentável no trabalho, mas ao menos sou uma pessoa motivada... Ora tomas!
RIC